terça-feira

Américas

Deixei-me a mergulhar contigo nas ondas, até que um som mais agudo me trouxe a fitar com lucidez o tecto de madeira antiga do grande salão da entrada. Matando saudades, circulei o olhar pelas paredes revestidas a nobre madeira escura, girei ao longe pela porta, giratória, e voltei a entrar em direcção ao longo balcão corrido, de longos varões dourados, dum dourado que fora ouro, nos velhos tempos em que no ar se sentia o fabuloso cheiro a café da ilha que os gringos levaram.
Não sei se foi da lembrança de San Juan se foi da entrada do ritmo de Salsa, mas desviei o pensamento para as tarefas em curso. Humedeci os lábios de rum, olhei-me no espelho do bar e pensei como o corte de cabelo do dia seguinte, a pente 4, iria a matar com a barba, de 5 dias.
Saí e iniciei a descida da rua, deixando para trás duas moedas e um sorriso de resposta à miúda que me atendera. Respondera-me algo que me soara a "Tili" num sotaque carregado e sorrira, à minha pergunta sobre a origem da sua beleza rara. Depois dum trocadilho sobre Las Monedas, percebi donde provinha. Santiago do "Tili".
Já em Atocha, dobrei a esquina, entrei na recepção do velho hotel e pedi una habitacion. Ao pedido de identificacion respondi "Vengo a tercios". Reconhecendo de imediato a expressão cifrada, o recepcionista fitou-me atentamente, como que tentando perceber o que tinha de diferente. Num único gesto, estendeu-me a chave do 312.

Sem comentários: