segunda-feira

A viagem


05h43. Vauxhall Marina. "Nem de propósito", pensei eu, enquanto sonhava com o cais de Cardiff, enquadrado pela bela e ocre "The Pump House" em fundo. O carro, ocre também, há muito que perdera o tom vermelho de vaidade que ostentara há 30 anos. O fumo que se soltou quando fiz a ligação directa, esse era mais branco do que nunca mas foi recebido por mim como pela turba no Vaticano. "Temos Morris!", exclamei. Acomodei-me do lado direito, mão esquerda na manete de mudanças; arranquei depois de ligar o limpa-pára-brisas, em ligeiros soluços de velhice mecânica. Tudo correu bem até ao primeiro roundabout. A minha janela estava aberta. Escutava em fundo um ruído crescente. Olhei, como habitualmente, para a esquerda. Nada. Avancei, marcha calma, que a máquina era tão lenta quanto discreta. O ruído cresceu em minha direcção mas parecia provir da direita. Dei por mim a avançar de frente para um camião Leyland que me cegava com sinais de luzes. Travei, derrapei, e ele passou por mim num ruído trepidante que me estremeceu e me deixou esclarecido quanto à prioridade nas rotundas britânicas...Folkestone ficou para trás num ápice; Hastings - "Gavin, grandes ensaios!", pensei, recordando os tempos em que este - também - três-quartos era um dos melhores jogadores do mundo e actuava na selecção local de rugby local, de camisola vermelha e dragão (arghh!) ao peito, fazendo impossíveis jogadas de antologia que ficaram gravadas nas fundações do desaparecido Arms Park de Cardiff - Newhaven, Brighton, Chichester. Eram 08h17. Estava próximo. A luz do gas acendeu-se e comecei a aproveitar melhor o embalo das descidas. Entrei em Portsmouth pela A288, em direcção a Fratton e deixei o Morris junto à Southsea...marina. Sou um poeta, ri-me.
Apanhei um (outro?) British Leyland, desta feita de dois andares, de novo vermelho, mas este como a tradição, e deixei-me pendurar na barra traseira, apanhando de frente na cara o vento fresco da manhã. Já não chovia. Ao chegar à estação, comprei o meu bilhete numa máquina automática, depois de ter trocado umas notas num posto de câmbios. A automotora de duas carruagens estava excessivamente aquecida e evaporava a humidade da chuva nocturna. Estava sózinho, apesar da hora de ponta, tal como todos os comboios cujo destino era outro que não Londres. Adormeci.

Sem comentários: